Produtos para uma boa rotina skincare

6 de janeiro de 2019

Todo mundo fala em rotina de cuidados e de como é importante cuidar da pele, mas na prática muitas vezes ficamos perdidos na hora de saber quais produtos usar e como estabelecer uma rotina.

A pele do rosto é bem sensível, por isso, sem cuidados adequados pode acabar sentindo os efeitos de manchas, envelhecimento precoce, etc.

O envelhecimento é um processo natural da pele, mas se cuidar adequadamente, você pode envelhecer de forma mais saudável, com uma pele fresca e bem cuidada.

De modo simples, adaptando a rotina coreana ( que contém muitos produtos caros), para cuidar da pele você precisa:

1. Produto para limpeza facial
2. Tônico
3. Hidratante facial
4. Sérum de beleza
5. Protetor solar


1. Produtos para limpeza facial

Limpar a pele das impurezas que se acumularam ao longo do dia é essencial. Pular esse passo permitirá que partículas de maquiagem, pó e poeira se acumulem nos poros, entupindo-os e provocando o aparecimento de espinhas.

Muitos usam demaquilante para limpeza facial, contudo o demaquilante é um produto químico que facilita a remoção da maquiagem. Ele não limpa, apenas remove o excesso de maquiagem da pele, deixando resíduos, portanto, após o demaquilante, deve ser utilizado outro produto para a limpeza.

Para a limpeza facial podem ser utilizados sabonetes faciais, espumas ou cremes de limpeza facial.

Uso e recomendo a espuma Pure Pearls da Bioaqua, o sabonete facial Vitamin E da The Body Shop e o sabonete glicerinado da Granado. Minha pele é mista e esses produtos podem ser usados tanto para pele normal quanto seca. Para pele oleosa, recomendo apenas o sabonete glicerinado.


2. Tônico facial

O tônico facial tem a finalidade de equilibrar o ph da pele após a lavagem, o que evita o ressecamento e a oleosidade excessiva da pele. 

Para isso, podem ser usados águas orgânicas, águas termais, ou tônicos e, para peles oleosas, tônicos adstringentes, que propiciam o fechamento dos poros. 

Como os tônicos na maioria das vezes são líquidos, espere secar naturalmente na pele antes de passar para a próxima etapa.

As que eu mais uso e recomendo são Água de limpeza da Livealoe, Água de Uva da Caudalie e Água de Beleza da Caudalie.


3. Hidratante facial

Uma das etapas mais importantes é a hidratação. Mesmo para as peles oleosas, a hidratação é necessária, pois mantém o vigor da pele e é o que trata o ressecamento e a oleosidade excessiva, bem como previne o envelhecimento precoce.

Para peles oleosas, o ideal é o uso de hidratantes em gel.

Os hidratantes que mais uso e recomendo são Dops of Youth da The Body Shop, Celullar Antissinais da Nívea, ambos para o contorno dos olhos, creme da linha Chronos da Natura e Bálsamo de Lavanda da Livealoe para o rosto e pescoço e Bepantol para os lábios.


4. Sérum de beleza

A finalidade do sérum de beleza é selar a hidratação e fazer um tratamento intensivo na pele durante a noite.

Existem inúmeros séruns de beleza no mercado, o ideal é que você busque aquele que mais se adeque a sua necessidade, se para evitar rugas, um sérum anti idade, se para tratar manchas, um sérum clareador, etc.

Os séruns que mais uso e recomento são o Sérum Vitamin E, da The Body Shop (hidratante), o Sérum Vinoperfect, da Caudalie (clareador).



5. Protetor solar

Muito pouca importância é dada ao protetor solar, mas ele é um produto essencial para uma boa rotina de cuidados com a pele.

O protetor facial protege dos raios UVA/UVB e evita manchas causadas pela exposição solar bem como o envelhecimento precoce da pele.

Os protetores que uso e recomendo com toque seco são o protetor solar toque seco da Skinscience, que é oil free, não comedogênico e não acneico e o protetor facial toque seco da Nívea.


Além desses produtos, a cada duas semanas é ideal uma esfoliação com argila, para estímulo e renovação celular.

Quais produtos você usa na sua rotina skincare e recomenda? Deixe seu comentário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário