Crítica: Mãe!

8 de julho de 2018

Comecei o filme imaginando que se tratava de uma história de terror, já que o trailer mostra cenas bruscas e com sangue. Não poderia estar mais enganada.

O filme conta a história de uma jovem restauradora que se casou com um poeta fracassado após este ter sua casa queimada e sua vida arrasada. Aos poucos ela reconstrói a casa queimada, parte por parte, pedaço por pedaço, acreditando está tudo bem.

O filme constrói uma narrativa lenta e com sobressaltos, o que induz suspense e terror psicológico no espectador.

Ao final, o filme me deixou agonizada, com uma sensação muito ruim.

Atenção: a partir daqui contém spoilers.



Isso porque no desenrolar da história, o casal, Mãe, interpretada por Jennifer Lawrence, e seu marido poeta, interpretado por Javier Barden, recebe primeiro uma família desconhecida em sua casa, que cada vez mais trazem problemas e serão as responsáveis pelo tumulto e tragédias que se seguem.

Percebe-se no filme que a Mãe sofre de ansiedade, e a todo tempo procura tomar remédios para se acalmar, sempre que surgem situações de stress na sua casa.

Mas o que me incomodou bastante foi a forma como a Mãe é tratada pelo seu marido. Ela, depois de grávida, quer a atenção e cuidado do marido, mas ele a desrespeita, ignorando-a e aceitando cada vez mais pessoas estranhas em sua casa para "trazer vida", inspiração e fama. 

O final traz uma tragédia grotesca, que destrói totalmente a Mãe.

Do seu coração, o poeta novamente intenta restaurar tudo o que foi destruído, reiniciando o ciclo.

No final de 2017, o diretor do filme Darren Aronofsky a despeito da polêmica despertada pelo filme, veio a público para explicar a origem de sua inspiração: segundo ele, a Mãe representa a natureza, e o poeta Deus, que aceita os abusos da humanidade, inclusive permitindo a morte de seu Filho em troca da adoração deles.

É um filme inteligente, com uma metáfora certamente ousada, mas que me deixou com um sentimento muito ruim sobre a forma como a mulher é violada, que de certa forma, também simboliza a forma como a mulher é tratada pela sociedade. É um filme que pode ter diversos significados, feito certamente para assistir e refletir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário