O Colecionador de Ossos - Jeffery Deaver

30 de dezembro de 2016

A história se desenrola com dois protagonistas esplêndidos: a policial Amelia Sachs, uma jovem e atraente mulher ruiva, de seus 31 anos e Lincoln Rhyme, um policial aposentado de seus 40 anos. Os personagens são muito bem trabalhados pelo autor, que deixa à mostra seus defeitos e emoções, o que confere um toque especial de realidade à trama. Isso porque apesar da idade, Amelia possui artrite nos joelhos, o que a deixa constantemente insatisfeita com o trabalho de patrulheira. Sua ansiedade e afobamento também contribuem para alguns erros que vão alimentar os atritos entre ela e Lincoln. Já Lincoln ficou tetraplégico em virtude de um acidente quando estava em campo, razão pela qual se tornou rabugento e intratável, cogitando tirar a própria vida.





À guisa de protagonistas incomuns, imperfeitos, o assassino, chamado de Elemento desconhecido, é uma figura ainda mais marcante e obscura.

"Não era um galho que se projetava do chão. Era a mão de alguém. O corpo tinha sido enterrado na vertical e a terra fora empilhada apenas até o antebraço, o pulso e a mão. Olhou para o dedo anular. Toda a carne fora arrancada e um anel de diamante brilhava em volta do osso sangrento e descarnado de uma mulher.”

Suas vítimas são aleatórias, e em cada cena de crime ele deixa pistas do local onde será assassinada a próxima vítima. Por ter um fascínio doentio por ossos, cada morte representa uma forma de limpar os ossos por um meio diferente.

Ao dar as pistas, atribuía à polícia a culpa por ter causado a morte da vítima, transformando cada uma em uma perda pessoal.

Inspirado na história de um lunático James Schneider, que começou a matar pessoas após ter sua família morta por uma falha policial, o colecionador reproduz cada um dos assassinatos do colecionador de ossos original, utilizando animais, água, vapor, terra, ácido para limpar seus ossos.


"O diário do lunático continha uma crônica de experimentação horripilante, enquanto ele procurava descobrir a maneira mais eficaz de descamar o corpo de suas vítimas. Tentara cozinhá-los, queimá-los, lixiviá-los, empalá-los em paus para serem devorados por animais e imergi-los em água."

A medida que vai planejando seus próximos crimes, cada vez mais Rhyme consegue se antecipar e evitá-los. Contudo, o colecionador começa a chegar cada vez mais perto, até que Rhyme descobre quem são os verdadeiros alvos do assassino.

O final é surpreendente e o suspense sobre a motivação do colecionador a cometer os crimes se mantém até a última página.

Na minha opinião, essa é uma das mais espetaculares obras de romance policial, muito bem desenvolvida, com uma trama muito bem delineada, sem pontas soltas.

A obra teve adaptação cinematográfica em 1999, na qual estrelaram Angelina Jolie e Denzel Washington, nos papéis da policial Sachs e Rhyme, respectivamente.

E você já leu o livro? O que achou? Não deixe de comentar!

Baixar livro em pdf Download aquiDownload 4shared

Um comentário:

  1. Sempre quis ler esse livro, mas nunca me lembrei ou simplesmente passava outros na frente. Amo filmes e series com essa temática, mas livro eu nunca tive oportunidade de ler... Dica anotada.

    ResponderExcluir